segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sugestão do Botequim - Brasiliani

Mamma mia!!!!
Quem não se rende diante de um fumegante e saboroso prato a base de massa com molho vistoso e suculento, acompanhado por uma boa taça de vinho? Que tal então vivenciar a experiência de degustar este prato como se você estivesse no interior de qualquer tradicional cantina na própria Itália? Esta é a proposta do aconchegante Brasiliani, restaurante localizado na Lapa, zona oeste de São Paulo. Além do cardápio tipicamente italiano, com destaque para as massas produzidas artesanalmente pelo proprietário e chef Giancarlo, com preços que variam entre R$20,00 e R$30,00, o espaço ressalta os valores e tradições do país através de quadros, cores, mapas e letras de músicas desenhadas na parede. Eu e minha "signorita", que, diga-se de passagem tem habilidades incríveis na cozinha, estivemos por lá na sexta-feira.

Após escolhermos uma mesa agradável, próxima a sacada, no mesanino, de onde é possível ter uma visão panorâmica de toda a cantina, o combinado foi o seguinte: cada um escolhe um tipo de massa diferente e respectivamente um molho diferente. O propósito era trocarmos algumas garfadas para saborear os dois tipos de massas e molhos. Para me garantir escolhi o gnocchi com molho à bolonhesa, sempre uma boa pedida. Mais sofisticada, a Lua preferiu a lasagne di polpetta, que eu também achei divina. Também pedimos Polpettas extras para o acompanhamento.

A sobremesa foi uma festa. Primeiro Petit Gateau com sorvete de creme e calda de frutas e depois banana flambada com sorvete de creme. Deliciosamente genial.

Avaliação Resumida
Ambientação aconchegante e cardápio (principalmente massas e sobremesas) de perder o juízo. O preço é razoável e o local não tem estacionamento. Espaço romântico para casais, mas ao mesmo tempo descontraido para levar uma galera.

O Brasiliani Bar & Forneria fica na Rua Marco Aurélio, 102 - Vila Romana - Lapa (esquina com Rua Tito). Tel.: 11 3875-3915
http://www.brasiliani.com.br/

Botequim também é cultura
Faz parte da culinária italiana o hábito de se alimentar de produtos saudáveis, frescos, e com muito tempo para desfrutar o alimento e as boas companhias em torno da mesa.
Antigamente, na Itália, as refeições duravam horas e contavam com até cinco pratos servidos, e mais três complementos essenciais.

As refeições, antigamente, seguiam a seguinte regra:

1. Antipasti - tiragostos quentes ou frios.
2. Primo - um prato quente como pasta, risoto, gnocchi ou polenta.
3. Secondo - o prato principal. Normalmente, composto por peixe, carne bovina ou suína ou aves.
4. Contorno - uma guarnição, normalmente de salada ou legumes cozidos. Servido com o prato principal.
5. Formaggio e frutta - queijo e futas, a primeira sobremesa.
6. Dolce - a sobremesa em si, com bolos e biscoitos.
7. Caffè - Café e/ou expresso.
8. Digestivo - licores ou vinhos que, tradicionalmente, encerravam as refeições.

5 comentários:

Doce de Lua disse...

Querido!
O brownie não foi no Barsiliani, o correto seria:
Petit Gateau com sorvete de creme e calda de frutas vermelhas.
Adorei a postagem!
Bjusss =*

Renato Rogenski disse...

Obrigado bonitinha! Já corrigi.
Beijos

Roberto, Sempre Flamengo! disse...

Aê Rogenski, essa ida ao Brasiliani contada com riquesa de detalhes, eu te pergunto: Quando foi ao banheiro, você lavou a mão?
kkkkkkkkkk
Só você mesmo viu figura

Roberto, Sempre Flamengo! disse...

Mas o restaurante é excelente

Luís Henrique Moreira disse...

Com tanta publicidade do lugar, a vontade de conhecer é enorme!!! Ainda mais para quem é fã de comida italiana.

Boa Rogêncio!